quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Grupo PONTO DE PARTIDA esteve em São Luís

A empresa Vale, dando prosseguimento aos seus investimentos culturais, trouxe para São Luís e Açailândia o seu novo projeto, incentivado via Lei Rouanet. “Expedições”, passando por 12 cidades, em sete estados brasileiros – Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará e Sergipe. No Maranhão, o grupo apresentou dois dos mais celebrados espetáculos do seu repertório – “Ciganos” e “Os Gnomos contam a história do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá”. Na capital, as apresentações aconteceram nos dias 8 (“Ciganos”), e 9 de junho (“Os Gnomos...”), no Teatro Arthur Azevedo. 

Primeiro dia de apresentação
Entenda o enredo dos espetáculos..
O texto original de “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” foi um presente de aniversário do escritor Jorge Amado ao seu filho por ocasião de seu primeiro aniversário e conta a história de amor de um gato por uma andorinha e todas as conseqüências que este amor desencadeia. Há dezenove anos em cartaz, a versão do Ponto de Partida para teatro repete e reafirma o êxito do livro.

“Ciganos”, por sua vez, é uma montagem fincada em dois pilares: a força poética e o humor do texto de Bartolomeu Campos de Queirós, que tem a característica mágica dos clássicos e conta a história de um menino, ao mesmo tempo em que reconta capítulos da infância de todos nós. O fascínio e o mistério que se misturam na cultura milenar dos povos ciganos invadem o espetáculo com seus rituais, música e alegria. Os dois espetáculos já foram apresentados por várias cidades do Brasil, Europa e América do Sul.


Sobre o Ponto de Partida...
É um grupo de teatro mineiro com 30 anos de atividades, que, além de espetáculos consagrados em diversas cidades do mundo, sistematizou processos e métodos de criação e produção, conquistou parcerias, construiu um repertório de dramaturgia brasileira dos mais consistentes, cunhou uma marca. Tornou-se uma companhia de repertório, itinerante e independente, com 21 profissionais em exercício permanente, 30 espetáculos montados, com apresentações pelo Brasil, África, Europa e América do Sul.
Atualmente o Ponto de Partida é responsável direto pela formação ou o trabalho de 251 pessoas divididas em seus vários projetos, entre eles a Bituca: Universidade de Música Popular e os Meninos de Araçuaí. 

Outras informações no site:  www.grupopontodepartida.com.br
Twitter: @gpontodepartida
Facebook: Grupo Ponto de Partida



Nenhum comentário:

Postar um comentário